29 de Janeiro de 1886 – É patenteado o motor a gasolina

0
37

No dia 29 de Janeiro de 1886, na Alemanha, seria liberada a patente número 37435, que creditava a Karl Benz a invenção do motor à gasolina. Com esta patente, o motor do Benz-Patent Motorwagen (“O Automóvel com a Patente do Benz”, em uma tradução bem lixo feita por mim mesmo), o primeiro veículo no mundo a ser projetado para funcionar movido a gasolina, mais conhecido como o primeiro carro, estava pronto para funcionar.

 No dia 29 de Janeiro, então, deixamos de lado os meios convencionais de se locomover e passamos à velocidade – embora os oito quilômetros por hora que eram o máximo que o carro de Karl alcançava não possam ser enquadrados como velocidade em nossos dias atuais. O primeiro carro consistia em três rodas de bicicleta, um chassi curvo de madeira, e um motor traseiro movido a gasolina (como já foi dito), além da estrutura metálica. 

A primeira viagem de longa distância usando-se um automóvel foi realizada por Bertha Benz, esposa do inventor que, num passeio com os filhos Eugen e Richard usando o terceiro modelo do carro, percorreu – em ida e volta – 194 quilômetros, numa escolha que acabaria se tornando uma grande jogada de marketing para os automóveis: ela provou que o carro poderia sim cobrir longas distâncias. Saindo de Mannheim, passou por Heidelberg e por Wiesloch, cidade em que se localiza, por motivo desta viagem, o primeiro posto de combustível do mundo: no apotecário local, Bertha comprou benzina para abastecer o Benz-Patent Motorwagen. Notando que os freios estavam gastos, pediu a um sapateiro do lugar para costurar no bloco de freio um pedaço de couro – e inventou a lona de freio. Também durante o trajeto a mulher se mostrou mecânica, ao limpar o carburador do motor primitivo com o alfinete de seu chapéu e usando uma jarreteira (ou liga, usada em meias) para isolar um fio. 

O modelo original do automóvel foi perdido num acidente automotivo – o pioneiro, idem. A menos de oito quilômetros por hora, o Benz-Patent Motorwagen chocou-se contra um poste e foi esmagado, atualmente os museus usam réplicas baseadas em anotações e projetos de Benz. Você anda de carro ou de qualquer veículo movido a gasolina? Agradeça a Karl Benz.

FOTO= Reprodução em museu do Benz-Patent Motorwagen número 1.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS