Carlos Frederico Lecor, Visconde de Laguna

Um homem esquecido, Carlos Frederico Lecor – Barão e posteriormente Visconde de Laguna. Nascido em Lisboa em 1764 e falecido no Rio de Janeiro em 1836.

Primeiro Governador da província brasileira Cisplatina (1817-1828, atual Uruguai). Herói na Guerra Peninsular. Serviu ao Reino de Portugal e posteriormente ao Império do Brasil independente. Foi Marechal do Exército Brasileiro.

Lutou na Guerra Peninsular (parte da Guerra Napoleônica) servindo ao Reino de Portugal contra o Império Francês de Napoleão Bonaparte e na Guerra contra Artigas, travada entre o Reino do Brasil e a Liga dos Povos Livres na região do estuário do Prata.

Pelos seus feitos foi agraciado com o título de Barão por Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom João VI. Em 16 de janeiro de 1823, foi-lhe conferida a carta de mercê das honras de grandeza do Império. Mais tarde, a 4 de Abril de 1825, foi agraciado com o título de Visconde por Sua Majestade Imperial o Imperador Dom Pedro I.

Morreu no Rio de Janeiro a 2 de Agosto de 1836, seu corpo está nas catacumbas da Igreja de São Francisco de Paula, no centro do Rio de Janeiro.

Ironicamente, é mais lembrado no Uruguai que no Brasil.

Carlos Frederico Lecor, Visconde de Laguna

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS