Dom Pedro II é coroado Imperador Constitucional

0
11

Dom Pedro II é coroado Imperador Constitucional no dia 18 de julho de 1841 em Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo.

Após um grande cortejo que teve inicio às 11 da manhã, Dom Pedro II passou pela varanda que conectava o Paço à Capela Imperial, sendo saudado pelo corpo diplomático, nobres e fidalgos e pelas incontáveis pessoas que estavam presentes abaixo da varanda.

Após ajoelhar duas vezes pra jurar sobre o missal e ouvir as orações, retirou suas comendas sendo ungido no pulso direito e nas espáduas. Após isso vestiu o Manto Imperial e a Murça Imperial, acompanhando a Missa ajoelhou mais uma vez, recebeu a Espada Imperial, tendo após as devidas cerimônias recebido a nova Coroa Imperial, recebendo após a coroa, as luvas, o anel, a Orbe Imperial que foi passada ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, e a Imperial Mão da Justiça que foi entregue ao Ministro da Justiça. Por fim recebeu o Cetro Imperial, retornando ao seu Trono.

Dom Pedro II acompanhou sentado o Te Deum e as orações, tendo levantado de cabeça descoberta para acompanhar o fim da Missa, beijando por fim o Evangelho, na continuação acompanhando o sermão sentado.

Com o fim de todas as cerimônias o cortejo foi à varanda, ocupando um trono no meio desta e recebendo as saudações e as salvas de tiros, seguindo para o Paço, onde foi realizado um banquete às 18 horas e visitas do povo até 22 horas. Cerca de 15 mil pessoas visitaram o Imperador no primeiro dia, seguindo as visitas no dia seguinte.

Imagem: “Estudo para a sagração de Dom Pedro II”, Manuel de Araújo Porto Alegre, 1841, atualmente no Museu Histórico Nacional.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS