Dona Francisca casa-se com o Príncipe de Joinville

Dona Francisca casa-se com o Príncipe de Joinville no dia 1 de maio de 1843 em Rio de Janeiro.

Em 1º de Maio é realizado o casamento no Rio de Janeiro da Princesa Dona Francisca de Bragança, irmã do Imperador Dom Pedro II, com o François Ferdinand Philippe Louis Marie d’Orléans, Príncipe de Joinville, terceiro filho do Rei Luís Felipe I da França.

Os dois se conheceram em 1838 por passagem do Príncipe ao Brasil, retornando a se ver quando o Príncipe, um exímio navegador, comandava a fragata que levava os restos mortais do Imperador Napoleão I da Ilha de Santa Helena de volta para Paris em 1840.

Na terceira vez no Brasil em 1843, casou-se com a Princesa cujo dote foi de um milhão de francos e terras em Santa Catarina.

Dona Francisca na Europa era considerada uma das mais belas, celebradas e populares Princesas, sendo chamada pelo Rei Luís Felipe I e pela cote de “La Belle Françoise”. Em 1848 com a queda da Casa de Orléans, a Família Real foi obrigada a fugir para Inglaterra onde se exilou. Empobrecidos no exílio o casal Joinville vendeu suas terras no Brasil.

A Princesa de Joinville organizou o casamento de suas sobrinhas, as Princesas Isabel e Leopoldina, enviando o Conde d’Eu e o Duque de Saxe ao Brasil. A Família Real Francesa só retornou à França com o Segundo Império governado por Napoleão III.

Dona Francisca teve dois filhos, a Princesa Françoise, casada com seu primo o Duque de Chartres, e o Príncipe Pierre d’Orléans, Duque de Penthièvre, que não deixou descendência legítima.

A Princesa faleceu em 27 de Março de 1898, seguida de seu marido dois anos depois.

 

Imagem: “retrato do Príncipe de Joinville”, Winterhalter, século XIX.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS