A estátua de bronze da menina ucraniana segurando 3 espigas de milho, representa o Holodomor (Morte pela fome)

0
38

A estátua de bronze da menina ucraniana segurando 3 espigas de milho, representa o Holodomor (Morte pela fome) que o governo Socialista Soviético cometeu contra o povo ucraniano nos anos de 1932 e 1933…

 

A simples menção Holodomor simboliza uma faca na alma de qualquer ucraniano. A palavra no idioma local significa “morte por fome” e remete a um dos períodos mais sombrios da história do país. Hoje, a Ucrânia considera que a fome ocorrida em 1932 e 1933 na então República Socialista Soviética Ucraniana foi provocada pela mão dos russos. O número de fatalidades varia entre 2,5 e 7,5 milhões de ucranianos, dependendo de quem faz as contas. As opiniões também divergem sobre o quanto a fome foi um ato premeditado pelas autoridades de Moscou e o quanto a natureza foi responsável por uma colheita fraca.

 

Estas divergências ainda existem em Kiev e algumas autoridades próximas à Rússia tendem a minimizar a tragédia. Mesmo assim, em novembro de 2006, o presidente Viktor Yushchenko (no poder entre 2005 e 2010) assinou uma lei que considera a fome de 1932-1933 como “genocídio contra o povo ucraniano” e qualifica qualquer negação pública como ilegal. O decreto também estipulou que um memorial do Holodomor deveria ser erguido em Kiev. A decisão governamental foi rapidamente implementada: em novembro de 2008 o Memorial às Vítimas da Fome na Ucrânia foi inaugurado, coincidindo com o 75º aniversário da tragédia.

 

Está é uma estátua em bronze de uma menina raquítica, guardando cinco espigas de trigo em suas mãos. Seu nome: Memória Triste da Infância.

 

A fisionomia sofrida e frágil da menina camponesa sublinha a fome passada pelo povo ucraniano.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS