Guerra contra Oribe e Rosas tem início, conhecida também como Guerra do Prata

0
62

Guerra contra Oribe e Rosas tem início em Agosto de 1851.

Tem início em 1851 a Guerra contra Oribe e Rosas, conhecida também como Guerra do Prata. A guerra se deu em consequência da ditadura de Juan Manuel de Rosas que visava a anexação do Uruguai, Paraguai e Bolívia, fazendo com que a Argentina se tornasse a principal potência da América do Sul, desafiando o Império do Brasil, e em consequência das ações militares de Manuel Oribe, general uruguaio do Partido Blanco que cercava Montevidéu apoiado por Rosas.

Em 16 de março de 1851 o Império do Brasil declara apoio aos Colorados contra Oribe e consegue em Maio apoio interno na Argentina contra Rosas, a Marinha Imperial liderada por John Pascoe Grenfell chega nesta época a Montevidéu. Em 29 de Maio o Império se juntou em uma ofensiva contra Rosas e as tropas Imperiais terrestres alcançaram Montevidéu em Agosto, com isso a Confederação Argentina liderada por Rosas declarou guerra ao Império do Brasil em 18 de Agosto.

O Império apoiado pelas Províncias Argentinas de Corrientes e Entre Ríos, pelo Paraguai e pela Bolívia e pelos Colorados no Uruguai venceu a Guerra contra Oribe e Rosas, acabando com o cerco de Montevidéu em 8 de Outubro de 1851 e tendo vitória definitiva sobre Rosas com a Batalha de Monte Caseros em 3 de Fevereiro de 1852.

Imagem: “Batalha de Monte Caseros”, Carlos Penuti e Alejandro BERNHEIM, séc. XIX, atualmente no Museu Histórico Nacional Casa de Rivera

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS