A Independência do Brasil é reconhecida

0
14

29 de agosto de 1825 em Rio de Janeiro.

Com mediação inglesa o Reino de Portugal e o Império do Brasil assinam o Tratado do Rio de Janeiro. O tratado assinado reconhecia a Independência do Império do Brasil dos Reinos de Portugal e Algarves, porém Dom João VI teria para si honorificamente o título de Imperador do Brasil, assim como seu filho Dom Pedro I que manteria o título tanto “de jure” quanto “de facto”.

Com a assinatura do tratado o Império do Brasil estava proibido de anexar outras colônias portuguesas que fizessem sua independência, medida esta influenciada pelos ingleses visando a diminuição do tráfico de escravos, além disso, teve que pagar uma indenização que foi calculada em dois milhões de libras esterlinas devido as armas, obras de arte e bibliotecas deixadas no Brasil. As propriedades confiscadas dos portugueses seriam restituídasaos seus antigos donos em um sinal de paz e amizade entre as duas nações.

O Tratado do Rio de Janeiro abriu o caminho para as outras nações europeias reconhecerem a independência brasileira. A independência já era reconhecida pelos EUA e pelo México e após Portugal, Inglaterra, Áustria, França, Suécia, Holanda e Prússia a reconheceram.

Imagem:”Dom João VI e Dom Pedro I”, Debret, séc. XIX.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS