Nasce a Princesa Dona Maria Amélia

0
9

Nasce a Princesa Dona Maria Amélia no 1 de dezembro de 1831 em Paris.

Em busca de apoio militar e financeiro com o intuito de depor seu irmão Dom Miguel I do Trono de Portugal, o ex-Imperador do Brasil, agora Duque de Bragança, parte para Europa, primeiramente para a França, desembarcando em Cherbourg em 10 de Julho. Em Paris viveu uma vida tranquila e confortável, sendo convidado para banquetes do seu primo o Rei Luís Felipe I ou para seu camarote real na Ópera, indo à exposições de arte, recebendo visitas de sua sogra e de outros admiradores.

Nesse ambiente na rue de Courcelles onde instalou sua pequena corte, no dia 1º de Dezembro nasceu sua filha com Dona Amélia, a Princesa Dona Maria Amélia Augusta Eugénia Josefina Luísa Teodolinda Heloísa Francisca Xavier de Paula Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga. Dezoito nobres e diplomatas foram testemunhas do parto, com o intuito de reconhecê-la como Princesa do Brasil.

Dom Pedro I que também buscou apoio em Londres devido ao novo gabinete favorável aos liberais e conseguiu um empréstimo com o tesouro britânico. Partiu para os Açores em 25 de Janeiro de 1832 para reunir um exército de sete mil e quinhentos soldados, dez vezes menor do que seu irmão tinha em Portugal.

Imagem:” Dona Amélia, Duquesa de Brangaça e Dona Maria Amélia”, Fidelino José da Silva, 1840, atualmente na Biblioteca Nacional de Portugal.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS