Novo algorítmico do Google determinará o que é e o que não é FakeNews

O Google e Facebook uniram-se, afim de atuarem como um Big Brother para “verificar os fatos”, de postagem que seus usuários vêm compartilhando na internet, as empresas decidiram colocar uma espécie de rótulo “Fake News” em determinados resultados de pesquisa que podem surgir.

Mais parece o Ministério da Verdade, descrito no livro 1984 de George Orwell, a Google informou que pretende ser “imparcial” e “apartidária”.

De acordo com o USA Today, as organizações que irão verificar os resultados de pesquisa do Google incluem: FactCheck.org, GossipCop.com, PolitiFact.org, Snopes.com, The New York Times e Washington Post, isso é apenas para os Estados Unidos até agora. Cerca de 50 a 100 outras organizações internacionais de verificação de fatos também participarão do programa (a lista não foi divulgada ainda).

Com o novo algorítmico, uma pesquisa realizada, poderá retornar resultados com um “alerta credibilidade”. Junto ao alerta, será anexado a organização a qual avaliou aquele artigo ou notícia. Funcionará como um flag de censura leve, ao invés de banir o resultado da busca do Google, o usuário será notificado que aquele conteúdo é Fake News.

De inicio, é difícil avaliar o efeito real da iniciativa do Google. De acordo com o empresa, o recurso não estará disponível para todos os resultados – uma pesquisa teste foi realizada com a seguinte pergunta “Hillary Clinton foi a culpada por Benghazi?”, o algorítmico não conseguiu checar qualquer verificação de fatos.

Mas há um perigo eminente.

Não é preciso ser um gênio para perceber que, ao selecionar organizações com tendências esquerdistas, a análise dos fatos poderá ser influenciada por cunho ideológico.  Principalmente em pontos de vista onde esquerda e direita divergem das interpretações.

Outra pergunta é, o que acontece se organizações ligadas a George Soros participarem do programa?

Com informações de Conservative Tribune, tradução e adaptação Natan Falbo – Conservadores

Apoia.se

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
RECEBA O MELHOR CONTEÚDO DO CONSERVADORISMO DO BRASIL DE GRAÇA PELO FACEBOOK? CLIQUE EM CURTIR!

COMENTÁRIOS

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com