O Hino da Independência do Brasil

0
17

O Hino à Independência do Brasil, cuja letra foi composta por Evaristo Veiga em Agosto de 1822, quando o processo de secessão política e social entre Brasil e Portugal que levaria ao Grito do Ipiranga estava em seu ápice, traz consigo uma parte importante da História de nossa Pátria.

Mal Dom Pedro I fez a proclamação da Independência, no caminho de Santos para São Paulo, tratou de compor a melodia na mesma tarde de 7 de Setembro de 1822: a urgência reflete o caráter emergencial que todas as ações do prematuro governo imperial de Pedro I tomariam nos primeiros anos de Brasil, pois qualquer dia perdido em descanso era um dia a mais para Portugal, províncias mais atreladas à metrópole portuguesa e até mesmo lusitanos residentes nas grandes cidades brasileiras organizarem sua resistência aos independentistas.

A escolha da letra pela do “Hino à Independência” de Evaristo da Veiga deve-se claramente à noção de um patriotismo brasileiro que não existia de fato à época, exaltando os habitantes da colônia portuguesa como brasileiros que deviam ser a muralha do próprio Brasil face aos grilhões da dominação portuguesa, criando assim a ideia de um dever da população para com a causa da Independência. Ao enaltecer o povo e não aspectos físicos e/ou territoriais e nem mesmo ideológicos, é forjado um conceito novo entre pernambucanos, paraenses, cariocas e os demais colonos da América Portuguesa: o “ser brasileiro”.

O hino teria grande prestígio e seria muito relacionado à figura de Pedro I do Brasil. Tão ligados estavam o Imperador e o hino que, quando declina a figura de um, o outro cai em desgosto pela população. Isso ocorre a partir do ano de 1831, com a abdicação em favor de Pedro de Alcântara, que tinha cinco anos quando do ocorrido, e a fuga para Portugal, onde travaria com o irmão, Miguel, as Guerras Liberais (sobre as quais já falamos aqui na página). Então, o hino é trocado (não oficialmente) pela melodia sem letra do Hino Nacional atual. Foi o Hino Nacional Brasileiro durante o Império do Brasil.

IMAGEM= “Os Primeiros Sons do Hino Nacional”, por Augusto Bracet (que não é contemporâneo de Dom Pedro I).

Hino da Independência do Brasil

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS