O Imperador Dom Pedro II visitas as Províncias do Sul

0
26

O Imperador Dom Pedro II visitas as Províncias do Sul no dia 6 de agosto de 1845.

Em seis de Agosto o Imperador Dom Pedro II acompanhado da Imperatriz Teresa Cristina parte para uma série de visitas às Províncias do Sul, passando por São Paulo, Santa Catarina e São Pedro do Rio Grande do Sul.

As visitas foram muito motivadas pela política, visando a manutenção da unidade do território nacional e o apoio ao Estado Imperial, notando-se que durante dez anos a região estivera em conflito republicano separatista devido a Guerra dos Farrapos, que declarou a República Rio-Grandense (1836-1845) e a República Juliana (1839), e que foi vencido naquele ano.

Dom Pedro II foi recebido calorosamente, com grande entusiasmo e celebrações por onde passou, fortalecendo muito a posição monárquica no Sul da Nação, em suma as visitas foram um sucesso e juntamente com seu casamento e nascimento do seu filho contribuiu para o amadurecimento do Imperador, com apenas 20 anos. Dom Pedro II somente retornou à corte em 26 de Abril do ano seguinte.

Imagem: “Desembarque do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Tereza Cristina na Ilha de Santa Catarina, no dia 12 de outubro de 1845”, Vicente Pietro, 1845.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS