O início da Batalha de Stalingrado

0
10

23 de Agosto de 1942.

Neste dia tinha início a Batalha de Stalingrado.

Com unidades alemães, italianas e romenas alcançando o rio Volga ao norte e ao sul, a cidade de Stalingrado era atacada pelos caças e bombardeiros do Luftflotte 4, sob o comando do General Wolfram von Richthofen, primo do famoso “Barão Vermelho” da Primeira Guerra Mundial.

A cidade seria bombardeada durante 48 horas, resultando em incêndios devastadores e na demolição de boa parte dos seus edifícios.

Enquanto os aviões bombardeavam a cidade, o 6º Exército alemão, sob o comando do General Friedrich Paulus, tomava posições para avançar contra os subúrbios num amplo movimento de pinça envolvendo mais de 200 mil soldados e 500 blindados.

As forças soviéticas na região eram comandadas pelo General Georgy Zhukov, o mesmo que sete meses antes tinha derrotado os alemães às portas de Moscou.

A batalha duraria 5 meses, 1 semana e 3 dias, e resultaria na maior derrota alemã na guerra até à data, com a destruição de todo o outrora poderoso 6º Exército alemão e todos os seus mais de 300 mil soldados.

Esse evento é visto por muitos como um dos principais pontos de viragem da guerra.

Sniper alemão em Stalingrado

 Mapa da Frente Oriental entre Maio e Novembro de 1942, com setas indicando o avanço alemão contra Stalingrado e contra o Cáucaso.

Um Stug III e soldados alemães de infantaria aproximando-se de Stalingrado.

Fonte. Hoje na Segunda Guerra Mundial – Link: https://www.facebook.com/hojenasegundaguerramundial/?fref=ts 

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS