Documentário – Primeira Guerra Mundial – O Fim de Uma Era

”Primeira Guerra Mundial – O Fim de Uma Era” mostra por que este conflito teve mais impacto na civilização do que qualquer outra Guerra até então. Este documentário mostra a história de batalhas como a de Verdun, na França, e apresenta comentários de especialistas que explicam os efeitos das novas tecnologias no front. A produção analisa, ainda, as enormes mudanças que o fim da Guerra trouxe, incluindo o inevitável renascimento da Alemanha como potência militar. Mediante depoimentos de sobreviventes e imagens de arquivo o documentário torna possível visitar os lugares onde a história aconteceu e entender a importância do conflito para o nascimento do século XX e de tudo o que ele trouxe consigo.

Este documentário dublado mostra por que a 1ª Guerra Mundial teve mais impacto na civilização do que qualquer outra guerra até então.

Conheça a história de batalhas como a de Verdun, na França, com comentários de especialistas que explicam os efeitos das novas tecnologias no front. A produção analisa, ainda, as enormes mudanças que o fim da Grande Guerra trouxe, incluindo o inevitável renascimento da Alemanha como potência militar.

Mediante depoimentos de sobreviventes e imagens de arquivo o documentário torna possível visitar os lugares onde a história aconteceu e entender a importância do conflito para o século XX e de tudo o que ele trouxe consigo.

As perdas causadas pela Primeira Guerra Mundial são maiores do que se pode perceber. Juntamente com 22 milhões de pessoas, entre militares e civis, desapareceram para as gerações participantes a esperança na inteligência, gentileza e grandeza humanas.

O que foi perdido em riquezas, arte, gênio, alegria e confiança na civilização não seria mais recuperado, e feridas abertas preparam o terreno para a Segunda Guerra Mundial.

Documentário produzido pelo History Channel.

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Itália).

Mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados. Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade.

Ao final da guerra, quatro grandes potências imperiais – os impérios Alemão, Russo, Austro-Húngaro e Otomano – deixaram de existir e o Império Britânico foi irremediavelmente enfraquecido. O mapa da Europa Central foi redesenhado em vários países menores. A Liga das Nações (organização precursora das Nações Unidas) foi formada na esperança de evitar outro conflito dessa magnitude.

1ª Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial – o fim de uma Era

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS