Dom Pedro II inaugura a Exposição Universal da Filadélfia

0
17

Dom Pedro II inaugura a Exposição Universal da Filadélfia no dia 25 de maio de 1876 em Filadélfia.

Dom Pedro II ao lado do Presidente dos Estados Unidos Ulysses S. Grant inaugurou a Exposição Universal da Filadélfia em 25 de Maio de 1876, nas comemorações do centenário da independência dos EUA.

O Brasil era o único país da América Latina participando regularmente do evento, contando com um magnífico pavilhão, a intenção era a propaganda nacional, mostrando além do lado exótico um país tão civilizado quanto qualquer outro Europeu.

Entre os inúmeros pavilhões, o Imperador Dom Pedro II notou o inventor Alexander Graham Bell, com quem já tinha contato e não estava recebendo atenção do público. Dom Pedro II resolveu experimentar o seu invento, o telefone e chocado exclamou a famosa frase “Céus, Isto fala!”. O Imperador Dom Pedro II agiu como “garoto propaganda” despertando a curiosidade dos outros participantes contribuindo para o sucesso e a disseminação do invento.

O interesse de Dom Pedro II por novas tecnologias em especial pelo telefone era tanto que de volta ao Brasil fez o Brasil ser o segundo país a ter telefones, ligando o Palácio Imperial de São Cristóvão à Fazenda de Santa Cruz e criando em 29 de novembro de 1877 a primeira estação telefônica do país, no Rio de Janeiro.

Imagem: Dom Pedro II e Ulysses Grant inauguram a Exposição Universal de 1876.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS