Dom Pedro II viaja à Europa e norte da África

0
17

Dom Pedro II viaja à Europa e norte da África no dia 25 de maio de 1871.

Dom Pedro II parte em 25 de Maio de 1871 para uma grande viagem pela Europa e pelo norte da África.

O Imperador Dom Pedro II viajava somente como “Pedro de Alcântara”, uma vez que não eram de caráter oficial, mas viagens de férias para encontros familiares e enriquecimento cultural, porém era sempre reconhecido e tratado com grandes honras.

Dom Pedro II levava consigo uma comitiva composta da Imperatriz, assistentes pessoais como a dama de companhia e amigos, além de especialistas nos temas locais e também um fotógrafo. Todas as despesas com a viagem foram pagas do seu bolso, ao recusar-se receber uma verba extra oferecida pela Assembleia.

O Imperador Dom Pedro II iniciou sua viagem por Portugal, onde visitou em um encontro emocionado com sua madrasta, já muito velha e doente, Dona Amélia de Leuchtenberg, em seguida visitou Espanha, a Grã-Bretanha, a Bélgica, a Alemanha, Áustria, Itália, Egito, Grécia, Suíça e França. Em Coburgo na Igreja de Santo Agostinho visitou o túmulo de sua filha Dona Leopoldina.

O resultado da viagem foi um sucesso, Dom Pedro II fez contatos com muitos cientistas, artistas e intelectuais que manteria por sua vida toda, além de ter sido recebido com grande prestígio por onde passasse.

Retornou ao Brasil em 31 de Março de 1872

Imagem: Dom Pedro II com sua comitiva na Grande Esfíngie de Gizé cercado de locais, M. Delie & E.

Bechard, 1871.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS