Fidel Castro levou Cuba à falência

0
16

Fidel Castro conseguiu transformar o 3° país mais rico das Américas, com a 3° capital mais moderna do mundo e 6° maior renda per capita do mundo, um país que já foi mais rico do que a Itália, Espanha, Japão, Áustria e Portugal, em um dos países mais pobres do mundo, onde basicamente falta tudo, a ração alimentar não dura mais de 15 dias no mês, a educação não passa de doutrinação onde não se ensina ciências e, um sistema de saúde falido que parou no tempo e utiliza equipamentos de 60 anos atrás.

Fatos que provavelmente você não sabia sobre Cuba antes de Fidel Castro:

1° Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). A taxa do Haiti era de 90%; e da Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana, próximas de 50%.

2° Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes), com o maior percentual de casas com energia elétrica depois do Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.

3° O primeiro hotel a ter ar condicionado Central em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera em 1951.

4° A primeira nação da América Latina e a terceira no mundo (atrás da Inglaterra e dos EUA) a ter uma ferrovia foi Cuba, em 1837.

5° A primeira demonstração, em nível mundial, de uma indústria movida a eletricidade foi em Havana, em 1877.

6° Cuba já tinha uma excelente escola de medicina, investia-se pesado em pesquisa ao ponto de Cuba ter, em 1881, descoberto o agente transmissor da febre amarela e definido sua prevenção e tratamento, bem como ter aplicado a primeira anestesia com éter na América Latina, em 1847. Em 1907, estreou em Havana o primeiro aparelho de Raios-X de toda a América Latina.

7° O primeiro sistema elétrico de iluminação em toda a América Latina (incluindo a Espanha) foi instalado em Cuba, em 1889.

8° Entre 1825 e 1897, entre 60% e 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebeu do exterior veio de Cuba.

9° O primeiro bonde que circulou na América Latina foi em Havana, em 1900.

10° Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina, foi em Havana que chegou o primeiro automóvel.

11° A primeira cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.

12° Em 19 maio de 1913 foi realizado o primeiro voo na América Latina, pelos cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, na Forida, EUA, que durou uma hora e quarenta minutos.

13° Em 1922, Cuba foi o segundo país no mundo a abrir uma estação de rádio e o primeiro país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.

14° A primeira locutora de rádio do mundo foi uma cubana: Esther Perea de la Torre. Em 1928, Cuba tinha 61 estações de rádio, 43 delas em Havana, ocupando o quarto lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética. Cuba foi o primeiro país no mundo em número de estações por população e área territorial.

15° Em 1937, Cuba decretou, pela primeira vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas e a autonomia universitária.

16° Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.

17° O segundo país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba, em 1950. As maiores estrelas de toda a América, que não tinham chance em seus países, foram para Havana para atuarem nos seus canais de televisão.

18° O primeiro prédio construído em concreto armado em todo o mundo fica em Havana: O Focsa, em 1952.

19° Em 1954, Cuba tinha uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e do Uruguai) no consumo de carne per capita.

20° Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a ter um presidente negro, eleito por sufrágio universal, por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Ela se adiantou em 68 anos aos Estados Unidos.

21° Em 1955, Cuba era o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).

22° Cuba tinha mais carros transitando pela ruas de Havana antes de Fidel do em todo o Brasil.

23° Cuba foi o primeiro país do mundo a ter TV a cores.

24° Em 1958, Cuba foi o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão a cores.

25° Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema (358), batendo Nova York e Paris, que ficavam em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Ditador Fidel Castro

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS