Nasce o Príncipe do Grão-Pará Dom Pedro de Alcântara

0
26

Nasce o Príncipe do Grão-Pará Dom Pedro de Alcântara no dia 15 de dezembro de 1875 em Palácio Imperial de Petrópolis.

Após muitas tentativas de engravidar em quase dez anos de casamento e ter tido uma filha natimorta em 1874, a Princesa Luíza Vitória de Bragança, a Princesa Imperial Dona Isabel e o Conde d’Eu conseguem finalmente dar a luz à um herdeiro do Império.

O Príncipe Dom Pedro de Alcântara Luís Filipe Maria Gastão Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança nasceu no Palácio Isabel em Petrópolis em 15 de Dezembro de 1875. Desde seu nascimento foi intitulado de Príncipe do Grão-Pará, o título do primogênito do herdeiro presuntivo.

O Príncipe do Grão-Pará teve como preceptor Benjamim Franklin Ramiz Galvão, Barão de Ramiz e viveu no Paço Isabel, no Rio de Janeiro até o Golpe de 15 de Novembro. Dom Pedro de Alcântara viveu no exílio com a Família Imperial no Castelo d’Eu até ir completar seus estudos no Império Austro-Húngaro, onde realizou curso militar, servindo no Exército de Francisco José I.

Em 1908, após apaixonar-se e antes do casamento com a Condessa Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz, o Príncipe do Grão-Pará, agora Príncipe Imperial do Brasil renunciou ao Trono do Brasil em seu nome e de toda sua descendência.

Imagem: “O Príncipe do Grão-Pará com seus pais”, Karl Ernst Papf, 1877.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS