A Princesa Imperial Dona Isabel recebe do Papa Leão XIII a Rosa de Ouro

0
45

A Princesa Imperial Dona Isabel recebe do Papa Leão XIII a Rosa de Ouro no dia 28 de setembro de 1888 em Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo.

O Papa Leão XIII condecora a Princesa Imperial do Brasil Dona Isabel com a Rosa de Ouro, a maior distinção que os Soberanos Pontífices davam a chefes de Estado e a pessoas de grande relevo, nas ocasiões em que adquiriam méritos especiais, no caso da Princesa Isabel a assinatura da Lei Áurea.

A Rosa de Ouro foi entregue à Princesa Imperial Dona Isabel com uma carta do Papa datada de 29 de Maio de 1888, chegando ao Império do Brasil em 28 de Setembro de 1888. A data escolhida foi em comemoração aos 17 anos de promulgação da Lei do Ventre Livre, durante a Primeira Regência da Princesa Dona Isabel.

O ornamento tem 46 centímetros de altura, composto de 12 ramos, 24 espinhos, 8 rosas, 12 botões e 124 folhas em ouro , com uma dedicatória de Leão XIII à Princesa Imperial Dona Isabel com a data de 13 de Maio de 1888 e uma capsula perfurada na rosa central onde eram colocadas substâncias aromáticas.

O recebimento da Rosa de Ouro contou com uma grande cerimônia na Capela Imperial, porém foi mantida na capela particular da Princesa, que a levou para o exílio consigo. Até hoje a Princesa Isabel foi a única pessoa no Brasil ter recebido a Rosa de Ouro.

Imagem: A Princesa-Mãe Dona Maria Elizabeth de Wittelsbach com a Rosa de Ouro, acervo da Pró Monarquia/Casa Imperial do Brasil

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS