Terceira Regência da Princesa Imperial Dona Isabel

0
17

Terceira Regência da Princesa Imperial Dona Isabel no dia 30 de Junho de 1887 em Paço Imperial.

Após retornar da Europa em Dezembro de 1881 a Princesa Imperial Dona Isabel e o Conde d’Eu centrou suas atenções no cuidado e educação dos filhos até Novembro 1884 quando realiza uma viagem de visita às Províncias do Sul, tal qual fizera seu pai décadas antes, retornado à Corte em Março de 1885.

A Princesa parte para Europa acompanhada do Conde d’Eu em Janeiro de 1887. A viagem que duraria cerca de seis meses foi rapidamente interrompida, pois o Imperador Dom Pedro II ficou severamente doente em Março e como herdeira do Trono caso ocorresse algo deveria estar no Brasil. Além disso, o Imperador Dom Pedro II foi aconselhado pelos seus médicos a se tratar em Baden-Baden na Alemanha.

Retornando ao Brasil a Princesa Isabel pela terceira vez assume a Regência do império em 30 de Julho de 1887, desta vez por um período mais curto e o mais Importante de toda sua vida política. Foi durante a Terceira Regência que a Princesa Imperial Regente Dona Isabel assinou a Lei Áurea abolindo a escravidão no Império do Brasil.

A Regência teve fim quando Dom Pedro II com uma melhora de saúde devido aos tratamentos na Europa retornou em 22 de Agosto de 1888.

Imagem: “Dona Isabel de Bragança, Princesa Imperial do Brasil em trajes oficiais”, Marc Ferrez, 1887.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS