Seis primeiros meses do Projeto Facebook para Jornalismo

Lançamos o Projeto Facebook para Jornalismo em janeiro. Hoje, queremos compartilhar uma atualização sobre o que ouvimos dos nossos parceiros e uma recapitulação do nosso trabalho em conjunto nos últimos seis meses.

Nosso trabalho é focado em torno dos três pilares do Projeto Facebook para Jornalismo:

  • Desenvolvimento colaborativo de novos produtos
  • Treinamento e ferramentas para jornalistas
  • Treinamento e ferramentas para uma comunidade mais informada

1) Desenvolvimento colaborativo de novos produtos

Desde o lançamento do Projeto Facebook para Jornalismo, nos encontramos com 2.600 veículos de mídia em todo o mundo para criar um diálogo sobre como eles usam nossos produtos e como podemos apoiar as necessidades deles. Nós também estamos trabalhando para explicar melhor como funcionam nossos produtos, entre eles o Feed de Notícias e o Instant Articles, para que os veículos de mídia compreendam como obter mais valor a partir deles.

Melhorias no Instant Articles
Introduzimos uma série de atualizações para o Instant Articles com base em conversas e comentários de parceiros, incluindo:

  • Botões de Call to Action para que as pessoas se inscrevam para receber boletins de notícias e curtam Páginas de veículos de imprensa como forma de fidelizar o leitor. Além disso, organizações de mídia estão testando a oferta de free trials de seu conteúdo e o uso de campanhas para estimular o download de seus apps. No acumulado do ano, vimos mais de 2 milhões de inscrições por e-mail resultantes dos botões de Call to Action em Instant Articles, com uma taxa atual de mais de 25 mil por dia entre todos os veículos de mídia nos Instant Articles.
  • A possibilidade de publicação simultânea no Google AMP e, em breve, na Apple News através do Instant Articles SDK.
  • Mais oportunidades de monetização com uma densidade de anúncios mais flexível.
  • Novos anúncios na seção de Artigos Relacionados.

Temos trabalhado em estreita colaboração com os veículos de mídia para garantir que eles possam maximizar o valor do Instant Articles. Nosso objetivo é ajudar os veículos a tomar decisões mais informadas sobre seus negócios e ter mais informações sobre os dados. Anunciamos uma ferramenta para veículos que utilizam Instant Articles para medir a performance de seus artigos em comparação a conteúdos equivalentes de web móvel.

O Instant Article paga mais de US$1 milhão por dia para os veículos de mídia via Facebook Audience Network e, nos últimos 6 meses, A receita por cada 1 mil visualizações a partir do Facebook Audience Network em Instant Articles aumentou mais de 50%. Estamos entusiasmados com esse momento e continuaremos a investir no Instant Articles: mais de 10 mil veículos em todo o mundo usam o formato, com um crescimento de 25% apenas nos últimos seis meses. Hoje, mais de um terço de todos os cliques para artigos no Facebook são para Instant Articles.

Assinaturas no Instant Articles
Estamos começando a desenvolver uma ferramenta para possibilitar assinaturas dentro do Instant Articles e planejamos iniciar os testes com um pequeno grupo de parceiros no fim deste ano. Nossos parceiros apontaram a implementação de modelos de negócios de assinatura como prioridade máxima e, diante disso, também a tornamos uma prioridade para nossas equipes. As assinaturas não são um modelo de padrão único que funciona para todos, assim temos trabalhado em estreita colaboração com vários parceiros ao redor do mundo para determinar qual seria um formato em potencial.

Como qualquer novo produto, teremos que refiná-lo ao longo do tempo para garantir que ele funcione para as pessoas e os veículos no Facebook. Continuaremos a ouvir o feedback dos nossos parceiros nos próximos meses.

Anúncios em vídeos
Anunciamos que todos os veículos de mídia elegíveis agora podem gerar receita inserindo anúncios em vídeos in-stream de seus próprios sites e aplicativos através do Audience Network. Começamos a testar os Ad Breaks em vídeos sob demanda (VOD) no Facebook nos Estados Unidos, expandindo para nove países ao longo deste semestre. Esperamos expandir o teste para mais parceiros à medida que aprendemos e o desenvolvemos o produto. Também começamos a testar os Ad Breaks nas transmissões ao vivo através da API do Facebook Live com parceiros e codificadores terceiros.

Gerenciador de Direitos 
Fizemos melhorias no Gerenciador de Direitos (Rights Manager), uma ferramenta que ajuda os veículos a gerenciar e a proteger seus vídeos no Facebook. O Gerenciador de Direitos agora é mais fácil de usar e permite que os veículos estabeleçam regras automatizadas.

Conteúdo de Marca 
Tivemos três atualizações para veículos e produtores de conteúdo que publicam e compartilham Conteúdo de Marca (Branded Content). Com base nos comentários recebidos, habilitamos mais Páginas para compartilhar conteúdo de marca no Facebook, simplificamos nossa política e diretrizes de execução, e atualizamos a tag de conteúdo de marca para incluir a palavra “Patrocinado” no post. Em resposta ao feedback adicional de parceiros, também estamos realizando testes com um pequeno número de veículos focados em conteúdo de marca que não é editorialmente influenciado pelos patrocinadores. Como parte desse teste, estamos explorando alternativas para as tags ‘Com’ e ‘Patrocinado’.

Notícias locais
Nosso trabalho com veículos locais ainda é incipiente, mas sabemos que as notícias locais são o ponto de partida para um excelente jornalismo. Nos encontramos com dezenas de redações locais em todo o mundo para entender como podemos ajudar e, nos EUA, começamos a testar novas maneiras de auxiliar as pessoas a descobrir essas notícias no Facebook.

Um panorama sobre como trabalhamos juntos
Uma das maiores mudanças que fizemos por meio do Projeto Facebook para Jornalismo foi na forma como trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de notícias. A colaboração profunda com veículos é um ponto crítico do processo de desenvolvimento de produtos, e aprendemos que precisamos de uma abordagem customizada. Aqui estão algumas das maneiras como estamos ativamente engajando com os veículos para fornecer mais transparência e alinhar melhor os nossos ciclos de desenvolvimento de produtos:

  • Mesas redondas executivas: regularmente reunimos um grupo de líderes de um conjunto diversificado de organizações de notícias na América do Norte e na Europa para fornecer orientação e compartilhar feedback.
  • Desenvolvimento de novos produtos: estamos unindo o Facebook e os engenheiros dos veículos de duas maneiras, a partir de grupos de trabalho e em reuniões individuais.
  • Renovação de produtos: estamos organizando workshops com veículos para identificar e atuar sobre oportunidades para melhorar produtos atuais, como o Instant Articles.
  • Hackathons: no primeiro semestre de 2017, fizemos quatro Hackathons do Projeto Facebook para Jornalismo nos EUA, Reino Unido, França e Alemanha, onde centenas de pessoas de organizações de notícias se reuniram com engenheiros do Facebook para criar protótipos e soluções importantes para o setor de notícias. Isso continua sendo uma ótima fonte de criatividade e colaboração.

2) Ferramentas e Treinamento para Jornalistas

Nos últimos seis meses, fizemos 15 News Days – eventos de treinamento de produtos de um dia inteiro, com sessões de feedback, apresentação de parceiros e atendimento individual para suporte à dúvidas com foco em jornalistas locais, editores e líderes de veículos de mídia – em Dallas, Atlanta, Denver, Chicago, Seattle, San Diego, Nova Déli, Hyderabad, Manchester, Milão, Edimburgo, Manila, Jacarta, Cidade do México e Buenos Aires. Estamos planejando realizar outros 15 nos próximos seis meses.

Nossa equipe participou de 71 eventos da indústria de mídia – realizando palestras e oficinas ou participando de painéis em 50 desses eventos, patrocinando 36 e fornecendo suporte a cerca de 15.

Além disso, estabelecemos vários programas de treinamento e lançamos ferramentas para ajudar jornalistas no Facebook.

Dados e Insights

CrowdTangle
Desde a aquisição do CrowdTangle, tornamos a ferramenta gratuita para veículos e escolas de jornalismo para ajudar os parceiros a obter os dados e os insights que precisam. Na primeira metade deste ano, o CrowdTangle teve mais de 1.600 novos parceiros inscritos. Além disso, o uso geral da ferramenta triplicou. A plataforma está crescendo rapidamente em mercados emergentes como Índia e Brasil, e agora está sendo usada em mais de 1 mil redações locais.

Além de aumentar a adoção global em toda a indústria de notícias, o CrowdTangle lançou várias atualizações importantes de produtos para a ferramenta, incluindo:

  • CrowdTangle Intelligence, que foi projetado para dar aos veículos uma maneira rápida de olhar para as tendências de longo prazo no Facebook, Instagram, Twitter e Reddit.
  • Uma parceria com o Reddit para dar aos veículos uma maneira fácil de monitorar histórias importantes que surgem no Reddit, bem como acompanhar as comunidades e as discussões relevantes para o seu trabalho.
  • Ouvimos que os veículos queriam mais informações sobre como seus vídeos estavam performando, especialmente em relação à indústria, de modo que o CrowdTangle adicionou métricas de visualização de Facebook e Instagram.

Por fim, o CrowdTangle fez uma parceria com o CrossCheck para ajudar a combater a disseminação de notícias falsas em torno das eleições francesas e britânicas, organizou treinamentos e workshops nos principais eventos da indústria, expandiu sua parceria com a Chartbeat e se juntou aos hackathons do Facebook em todo o mundo.

Insights de plataformas 
Estamos criando e testando novos insights que permitem que os veículos vejam tendências de consumo da audiência entre o Facebook e suas propriedades próprias e operadas.

Novos Programas e Ferramentas de Treinamento

Certificado do Facebook para Jornalistas
Expandimos nossa série de cursos de e-learning em produtos, ferramentas e serviços do Facebook para jornalistas em 10 idiomas e lançamos o Certificado do Facebook para Jornalistas, um currículo de três cursos elaborado pelo Instituto Poynter e pelo Facebook.

Parceria com o Knight-Lenfest Institute
Anunciamos um projeto piloto que oferece treinamento e suporte do Facebook para organizações de notícias locais e sem fins lucrativos nos EUA através de uma parceria com a Knight Foundation, The Lenfest Institute for Journalism, Detroit Journalism Cooperative e Montclair State University Center for Cooperative Media.

Recursos de Segurança para Jornalistas no Facebook
Em junho, anunciamos o Facebook Safety for Journalists e apresentamos uma página dedicada no nosso site Facebook para Jornalistas para fornecer recursos projetados especificamente para ajudar jornalistas a proteger suas contas e a eles mesmos no Facebook.

Parceria com a First Draft Network
Aumentamos nosso compromisso com a organização sem fins lucrativos First Draft Network e os ajudamos a estabelecer uma comunidade de verificação virtual, entre outras iniciativas.

3) Ferramentas e treinamentos para uma comunidade informada

Apresentamos melhorias nos produtos e estabelecemos parcerias com jornalistas, educadores e pesquisadores para ajudar a apoiar comunidades informadas.

Abordando a integridade da informação no Facebook

Sabemos que as pessoas querem ver informações precisas e notícias de alta qualidade no Facebook. Alguns dos nossos esforços para combater a propagação de notícias falsas na nossa plataforma e apoiar uma comunidade informada incluem:

Promovendo a capacitação no consumo de notícias

Queremos ajudar as pessoas a identificar conteúdo de notícias enganosas quando se deparam com elas – em qualquer plataforma.

No início deste ano, reunimos jornalistas, acadêmicos e organizações sem fins lucrativos para o nosso primeiro grupo de trabalho sobre capacitação no consumo de notícias na Walter Cronkite School of Journalism, da Arizona State University, e realizamos encontros similares em Berlim e Londres pouco tempo depois. Ajudamos a fundar e financiar a News Integrity Initiative na CUNY Graduate School of Journalism, uma nova e diversificada rede de parceiros que trabalham em conjunto para financiar pesquisas e projetos voltados para a capacitação no consumo de notícias. E, mais recentemente, realizamos a primeira reunião do Grupo de capacitação no consumo de notícias da Ásia e do Pacífico em Hong Kong.

Estamos fazendo progressos e temos mais a fazer

Estamos apenas começando. Aprendemos muito desde que lançamos o Projeto Facebook para Jornalismo, e essa colaboração já está direcionando uma inovação que não conseguiríamos ter alcançado sozinhos. Será necessário um esforço conjunto de todos para ajudar a construir um futuro onde o jornalismo de qualidade possa prosperar.

Por Campbell Brown, diretora de Parcerias de Mídia, e Fidji Simo, VP de Produto

Fonte: Facebook News

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
RECEBA O MELHOR CONTEÚDO DO CONSERVADORISMO DO BRASIL DE GRAÇA PELO FACEBOOK? CLIQUE EM CURTIR!

COMENTÁRIOS

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com