Censura: Olavo de Carvalho está bloqueado por 30 dias no Facebook

0
18

Como a maioria já sabe, o professor Olavo de Carvalho está bloqueado por 30 dias no Facebook por causa de uma piadinha que ele fez, há algumas semanas, em reposta às calúnias e difamações que vem sofrendo diariamente por parte dos irmãos Velascos.

O bloqueio veio em momento oportuno para os seus inimigos e inimigos do país, pois acabamos de entrar em plena campanha presidencial, período de eleições para presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores, deputados estaduais.

Eu já fui vítima desse tipo de bloqueio arbitrário, então entendo mais ou menos como funciona esse esquema de censura. Como o Facebook não pode simplesmente censurar sem motivos ou razões claras (o que seria uma porta aberta para a perda em processos judiciais), a empresa utiliza um critério subjetivo em suas diretrizes e seu estatuto, que foi introduzido de uns anos para cá (acredito que ficou mais rígido após eleição do Trump), e que não existia antes em sua política.

É o chamado ‘Hate Speech’ (discurso de ódio, em português). O hate speech é um conceito elástico cujo significado pode ser definido de acordo com as conveniências dos funcionários desta rede social, e é utilizado para punir aqueles que estão incomodando de alguma maneira a equipe do Suckerberg e seus aliados. A punição vem através da exclusão do post e de um bloqueio de 30 dias, sendo aplicada como uma forma de induzir os usuários a utilizarem apenas discursos politicamente corretos, punindo o politicamente incorreto. A reincidência leva à exclusão total da conta.

O Facebook adotou como regra a exclusão de qualquer expressão de uso corrente que faça referência (pejorativa ou não) às chamadas ‘minorias’, que são membros da ideologia diversitária, como homossexuais, feministas, negros, índios, etc. Isso inclui a punição de simples piadas sobre essas minorias. Óbvio que esse tipo de postura do Facebook tem como objetivo calar apenas um lado do espectro político, aquele que é o inimigo dos socialistas e esquerdistas do Vale do Silício: os usuários Conservadores, Republicanos, de Direita.

Se você tirar print do post que gerou o bloqueio e voltar a reproduzí-lo no Facebook, você também será punido da mesma forma. Se fizer isso numa fanpage, os moderadores serão bloqueados e você ficará impossibilitado de utilizá-la também por 30 dias. Se você criar um segundo perfil, irá cair automaticamente no radar do Facebook, que possui ferramentas e algoritmos de alta tecnologia para identificar perfis duplicados (o que, diga-se de passagem, é uma ferramenta justa e neutra, pois ninguém quer ter um fake por aí se passando por você). Perfis e páginas são excluídas diretamente em alguns casos.

O Facebook permite apenas uma conta por usuário, está em seus termos de contrato de usuário, que concordamos e aceitamos ao criarmos um perfil aqui. A exclusão de cópias costuma ser rápida e não demora 24h em alguns casos (eu sei disso porque eu tentei criar um perfil reserva). Quando criamos uma segunda conta, ainda mais quando estamos sob bloqueio, principalmente pelo mesmo celular, computador e mesmo endereço (mesma Internet), o Facebook identifica que o IP é igual e você corre o risco de ser punido com a exclusão de seu perfil principal, porque tentou burlar as regras do Facebook, de permanecer bloqueado.

Por – Pedro Henrique Medeiros

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS